terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nova torcida do VASCÃO – VASCONDEÚBA

   Recém criada em Condeúba, a nova torcida do Vasco da Gama, a VASCONDEÚBA, fez sua estréia invadindo, literalmente, o estádio Pituaçú, que tem rima, em Salvador, para assistirem o jogo BAHIA X VASCO, pelo Brasileirão/2011. A torcida tem os seguintes membros: Tom-tom, Pretinho, Lau, Medonho, Tam e Lavin, em sua primeira investida, teve o reforço de Pelé, Jâncer, Cauam, Newton de Ritinha  e Eu – nunca pensei que fosse dizer  isso em minha vida, mas tudo pelo furo de reportagem, estive lá sim e gritei e pulei pelo Vascão.
   Torcida pé quente, Vasco 2 X 0 Bahia, há 26 anos o Bahia não perdia para o Vasco em Salvador.
   Mas o jogo foi só um detalhe, foram apenas 97  minutos de futebol, teve toda uma história por trás do jogo, uma verdadeira odisséia, que começou no sábado pela manhã em Condeúba. Todos os membros acordaram cedo, pois sabiam que aquele dia haveria de ser um dia diferente na vida de cada um deles, principalmente entre aqueles que nunca tinham viajado de avião, é, a torcida VASCONDEÚBA não fez por menos, veio para Salvador de avião.Aí começa nossa história, com  uma das principais figuras de Condeúba, Medonho. Quando Pretinho foi na casa de Medonho buscá-lo, a família Vieira estava  em polvorosa com uma farofa que Medonho queria levar para comer dentro do avião e a família tentava convencê-lo a não levar, pois no espaço venta muito e a farinha da farofa poderia entupir as turbinas do avião e causar um acidente. A família convenceu e Medonho foi sem sua farofa, mas não sem muita reclamação. Vejam fotos da torcida dentro do avião, bebendo, mas sem a farofa de Medonho.
   Chegaram a Salvador e já foram logo assaltados, o taxistas enrolou a VasCondeúba e cobrou R$ 65,00 numa corrida do aeroporto ao Imbuí, que custa R$ 22,70. No Imbuí, foram recepcionados pelo casal Newton e Ritinha, que devem estar fazendo teste para Santos, pois aturar toda essa galera por 30 horas, haja  beatificação. Ritinha ficou responsável por dar comida durante as 30 horas, leiam o nome das feras acima e você vai suar só em imaginar o quanto eles comem. Ritinha fez uma deliciosa dobradinha, com arroz, salada e muela. Eu também comi e posso afirmar: DELICIOSA, de lamber os beiços.
Mas aí vem a complicação, existe uma lei da natureza que diz que tudo que entra uma hora sai, e, com a dobradinha não foi diferente, ela precisou sair e o resultado foi: banheiros da casa de Newton e Ritinha todos entupidos e perdidos no que diz respeito a cheiro, a LIMPURB (empresa responsável pela limpeza de Salvador precisou ser acionada), responsável pela façanha: Medonho – por que não deixaram ele trazer sua farofa? – É o que Ritinha gostaria de saber. Medonho dormiu na casa de sua madrinha e se zangou porque serviram a ele café solúvel, como ele não conhecia me falou: Joguei fora, na pia, onde já se viu servir café que não foi cuado? Esse povo daqui é doido. Vou mandar pra minha madrinha um cuador. Dormiram em nossa casa, Pretinho e Tam e eu me arrombei, banheiros, quartos e todas as minhas roupas empesteadas pelo mau cheiro das bufas de Pretinho. Em um momento da noite, entrei no quarto e saí correndo de volta, não agüentei o cheiro. Com o nariz tapado com um pregador de roupas, entendi que precisava ser forte e voltar ao quarto, afinal Tam também estava lá. Pobre Tam, estava desmaiado pelo cheiro e só recobrou os sentidos na manhã do dia seguinte. Na mesma manhã, acordei para comprar o pão e minha vizinha comentou: Décio, parece que tivemos algum apartamento com problemas nos sanitários essa noite, lá em casa ninguém dormiu com o mau cheiro. Falei: É, prédios velhos têm esses problemas.    O problema estava em casa, lá em casa.
   No jogo o Vasco arrebentou, deu show, mandou no jogo e não deu chance para o Bahia, a VasCondeúba, fez festa do começo ao final da partida. Dançou, cantou, pulou, vibrou e festejou. Felipe e Diego Sousa comandaram o espetáculo. Vasco líder do Brasileirão. Com o apoio da VasCondeúba.
Chegou o final do jogo e Salvador já não agüentava mais a VasCondeúba, o Vasco ganhou do Bahia, a cidade empesteada pelo barro de Medonho e pelos tiros livres de Pretinho, no Imbuí foram consumidas mais cervejas neste final de semana do que em todo resto do ano. Ainda bem que não há mal que sempre dure e nem alegria que não se acabe. Após mais uma rodada   de dobradinha, com os buxos cheios de buxos, a VasCondeúba partiu em vôo rasante da camurujipe rumo a Conquista. Fico aqui só imaginando o que será dos outros passageiros, caso Medonho ou Pretinho precisem mostrar o resultado da dobradinha.
   Onde a VasCondeúba passa, muda a história, seja do futebol, de cidades, da cerveja, de vôos, de viagens pelo chão. Torcida vencedora é assim, vence qualquer  obstáculo. Ainda bem que o Vasco só joga em Salvador uma vez por ano e que venha 2012!
Finalizando, a própria torcida do Bahia está torcendo para que o Bahia caia para a segunda divisão. Será por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário